segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mudança no mapa múndi

Sudão do Sul: O mapa do mundo
 tem um novo país

9 de Julho, 2011
Desde as 0h de sábado (21h sexta-feira em Lisboa), o Sudão do Sul é oficialmente independente. Milhares de pessoas celebraram na capital Juba o nascimento da nova nação africana.

Nas ruas, e apesar das cerimônias oficiais serem marcadas pela sobriedade, milhares de cidadãos celebraram o içar da bandeira nacional, cantando, dançando e buzinando.
O Sudão do Sul torna-se a mais jovem nação do globo após o referendo que no início do ano ditou a partição do Sudão, à data o maior país de África - o título passa agora para a Argélia. Com 8 a 12 milhões de habitantes (as contas são particularmente difíceis de fazer dada a mobilidade dos refugiados), o novo território tem uma área semelhante à da Península Ibérica, numa zona tropical, sem acesso ao mar, entre o Sudão, a Etiópia, a República Centro-Africana, o Uganda e o Quénia. É atravessado pelo Nilo.Tanto o Norte como o Sul são ricos em petróleo, mas o mais jovem país do mundo é de momento uma das nações mais pobres do globo. A maioria do ouro negro é refinado a Norte, e o país enfrenta graves desafios sociais. Os níveis de escolaridade mais baixos do mundo, a pobreza, a fome e as tensões étnicas resultantes de décadas e violência não cessam com o içar da nova bandeira. A UNESCO apelou esta semana aos países mais desenvolvidos que não esqueçam a jovem nação, e que contribuam para a formação de pelo menos 25 mil professores nos próximos anos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns ao aluno LUIS GUSTAVO F. ARAÚJO 6 Ano "B" por gabaritar a prova de GEO/HIST/PD1

Parabéns ao aluno LUIS GUSTAVO F. ARAÚJO 6 Ano "B" por gabaritar a prova de GEO/HIST/PD1
Continue assim Luis!!!

Diga não ao trabalho infantil

Diga não ao trabalho infantil
Lugar de criança é na escola!